domingo, 19 de dezembro de 2010

E então Adolescente!

Resolvi escrever sobre esse tema depois de observar (leia-se refletir) mais esse fenômeno que marca a transição da fase infantil para a fase adulta. A adolescência começa aos 11 anos. É uma fase em que as influências incidem de maneira intensa sobre nós. Somos influenciados pela mídia, pelos amigos, colegas, vizinhos... É a fase de se distanciar dos pais, sentir vergonha deles ("ai que mico"), experimentar um mundo onde tudo é novo, sentimos uma certa liberdade, pois começamos a ir a shopping, festas sozinhos e é ai que mora o perigo. Nossos desejos começam a aparecer, a cabeça muda, o corpo muda, a forma de se relacionar muda e não estamos prontos para lidar com tudo isso. É um momento marcado, principalmente, por muitas dúvidas. É preciso ter muito caráter e personalidade para passar bem por ele. É nesse momento que muitos jovens experimentam as drogas, a bebida, as festas e também o sexo! Precisa de muita responsabilidade para não ser "careta", "mulherzinha","viado", entre outros tantos adjetivos dados pelos colegas e amigos. A mídia tem seu papel influenciando com a moda, a música, os estilos. Vemos hoje tantos jovens vestindo calças coladas e coloridas, usando franja, cabelo arrepiado, moicano, as meninas começando seus relacionamentos cada vez mais cedo.
Eu que agora estou com 22 anos e com primos passando por essa fase, começo a perceber que tudo isso é passageiro e faz parte do processo. Depois de passada essa fase é que percebemos que apesar dos pesares, tudo isso é necessário e vai ser sempre assim. Porém é preciso ensiná-los a como viver esse momento. Sempre fui muito responsável e nunca fui "maria vai com as outras". Sabia discernir o que era bom e o que era ruim. Nunca experimentei cigarro, nem drogas e nunca fui de beber. Tive muitos colegas que bebiam para "estar com a galera", se sentir inserido no grupo. É ai que vem a personalidade, saber que você não precisa disso para estar no grupo.
Quando chegamos na fase adulta, que "voltamos no tempo" e pensamos nos nossos atos, é que concluímos que muito do que aconteceu foi de momento. Hoje, com a cabeça mais evoluída, percebemos que não faríamos muito do que fizemos durante a adolescência. Mas nada disso vai mudar e o ciclo será sempre o mesmo, pois tudo isso faz parte do processo de amadurecimento.

Nenhum comentário: